segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

COMUNICADO DA CPR-SANTIAGO SUL SOBRE O 20 DE JANEIRO

A Comissão Política Regional de Santiago Sul, do PAICV, por ocasião do Dia da Nacionalidade e dos Heróis Nacionais, data da República e feriado nacional, exorta a todos a honrarem a memória de Amílcar Cabral, fundador da Pátria Cabo-verdiana e a celebrarem a gesta da luta para dignificação do povo das ilhas de Cabo Verde conduzida pelos Combatentes pela Liberdade da Pátria e por muitas mulheres e homens anónimos deste país.
O 20 de Janeiro deve constituir, por isso, um momento oportuno e necessário para uma reflexão profunda das autoridades nacionais, das instituições da República, bem como de todos os cidadãos , em torno dos nossos heróis nacionais e dos Combatentes da Liberdade da Pátria. Cabe aqui um papel essencial à Fundação Amílcar Cabral no sentido de um maior envolvimento na luta para a dignificação e cumprimento dos estatutos do Combatentes da Liberdade da Pátria e maior valorização do seu papel na sociedade cabo-verdiana.
Aproveitamos a ocasião para , entre os demais actos solenes, saudarmos a exposição sobre a vida e obra de Amílcar Cabral, inaugurada na Biblioteca Nacional e patrocinada por Sua Excelência o Senhor Presidente da República.
Encorajamos ainda a todos os cidadãos, com ou sem filiação partidária, em Cabo Verde ou no estrangeiro, para não deixarem de assinalar esta importante data para Cabo Verde e para reflectirem, de forma diversa e plural, o legado de Amílcar Cabral, não apenas como o timoneiro da soberania cabo-verdiana, mas também como o clarividente pensador e personalidade do seu tempo.
Aproveitamos para destacar também, com apreço, o painel da Universidade de Santiago, cujo objecto problematiza as visões de Amílcar Cabral e de Paulo Freire, no referente à pedagogia do oprimido e à pedagogia da libertação.
Sendo efeméride nacional e pertença de todos os cabo-verdianos, a Comissão Política Regional de Santiago Sul saúda as várias iniciativas oficiais e outras em curso para a reafirmação da importância desta data patriótica e para a mobilização dos cidadãos em prol da valorização da Gloriosa História de Cabo Verde, sublinhando a iniciativa da Secretaria das Mulheres do PAICV, cujo programa de actividades muito dignifica o 20 de Janeiro.
A Comissão Política Regional de Santiago Sul regozija-se também pelo 29º aniversário do PAICV, partido da Democratização e da Boa Governação de Cabo Verde, , que no próximo dia 22 de Janeiro inicia o seu XII Congresso, numa grande festa da Democracia, e se reorienta para o salto qualitativo em resposta aos desafios do País e dos novos tempos.
Inscrita no programa comemorativo desta efeméride está ainda a inauguração da Sede da Comissão Política Regional de Santiago Sul, no dia 19 de Janeiro, presidida pelo Presidente do Partido, Camarada José Maria Neves.. Esse momento representará um ponto alto da nova etapa na concretização do nosso Plano e Acção Política na nossa Região. Assim, neste ano comemorativo dos 550 anos da Descoberta das Ilhas de Cabo Verde, dos 35 anos da Independência Nacional e dos 100 anos da República e da Revolta de Ribeirão Manuel, bem como dos 20 anos da Abertura Política para a Democracia, impende sobre nós , enquanto Comissão Política Regional de Santiago Sul, do PAICV, marcar uma inequívoca posição em relação aos ideais de Amílcar Cabral e ao projecto norteador da cidadania cabo-verdiana.
Honra à memória de Amílcar Cabral
Honra ao legado dos Heróis Nacionais
Viva Cabo Verde
Praia, 17 de Janeiro de 2010
FELISBERTO VIEIRA (FILÚ)

Sem comentários:

Enviar um comentário