sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PROTECÇÃO CIVIL PREPARADA PARA AS CHUVAS

O Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC) assegura que preparou atempadamente para a época das chuvas e que detém um conjunto de equipamentos de intervenção em caso de catástrofe. Entretanto, alerta para a necessidade da complementaridade entre o serviço e as autarquias, quer na prevenção, quer no socorro.

Em conferência conjunta, com o presidente do SNPC, Alberto Fernandes, e o ministro da Administração Interna, Lívio Lopes, asseguraram aos jornalistas que o SNPC “preparou atempadamente a época das chuvas e alertou todas as autarquias do país, num comunicado enviado em Julho, para as medidas preventivas a tomar”.
Nesse comunicado, o SNPC apelava às autarquias para a limpeza e desobstrução de escoadouros, valetas e outros canais de drenagem e para verificarem a funcionalidade dos sistemas de drenagem urbana. Também alertava para que cada cidadão adoptasse uma atitude pró-activa, fazendo o mesmo nas suas casas e quintais.
“O nosso dever é alertar e socorrer em situação de catástrofe, mas cabe às Câmaras fazer o trabalho de prevenção e, se ocorrer alguma calamidade, solucionar os problemas daí adjacentes. Por exemplo, em caso de cheias nós retiramos as pessoas e damos a primeira assistência mas é o serviço de protecção civil municipal que terá de arranjar acolhimento para estas pessoas”, explica Alberto Fernandes.
No que diz respeito à prevenção e intervenção do SNPC, o presidente faz referência a uma série de equipamento que possui e que é uma mais-valia para este tipo de situação. “Temos, entre outros, veículos 4x4, ambulâncias, pás, inchadas, altifalantes, bóias e uma moto-bomba e uma tenda que aloja 50 pessoas e mais 200 colchões que nos foram oferecidos recentemente”, inúmera o responsável.
Material este que o ministro da Administração Interna acusa “algumas autarquias de não possuírem, como é o caso da Praia, e que poderiam fazer a diferença”. “Estou a falar de pequenas coisas de baixo custo como são as bóias que ajudam nas cheias, cordas ou altifalantes mas que os serviços de protecção civil municipal não têm”.
Recomendações a ter em caso de cheias
Também em falta, segundo Lívio Lopes, está o Plano Municipal de Emergência (PME). “O PME é um instrumento muito importante para a coordenação dos meios da protecção civil mas só existe em 17 câmaras e a da capital é uma das que não tem, apesar de ser a cidade que maior risco apresenta nestas situações”.
Alberto Fernandes partilha da opinião e acrescenta que “o nível e risco é alto, tendo em conta as construções clandestinas, nas encostas e nos leitos das ribeiras”. Em casos de inundações o presidente do SNPC recomenda as populações para se deslocarem para zonas mais altas.
“No caso Santaninha e Santa Rosa devem dirigir-se, por exemplo, para a zona da escola da polícia Daniel Monteiro. No caso da encosta de Ponta d’ Água devem dirigir-se os pontos mais altos onde serão recolhidos pelos responsáveis da protecção civil”.
. FONTE: ASEMANA (ON LINE)

Sem comentários:

Enviar um comentário