segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DESTAQUES DA IMPRENSA:Escola de Hotelaria e Turismo vai ajudar no combate ao desemprego jovem

O líder da bancada municipal do PAICV no concelho da Praia, Vladmir Ferreira, considera que a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) vai ajudar no combate ao desemprego dos jovens no país.

Vladmir Ferreira fez hoje essa consideração aos jornalistas na Cidade da Praia, durante uma visita efectuada pela sua bancada às instalações da EHTCV, na localidade de Palmarejo Grande (arredores da Cidade da Praia).

Segundo aquele líder, a visita enquadra-se no programa de preparação do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para a próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal.

“Queremos inteirar-nos do funcionamento desta importante infra-estrutura para a melhoria da qualidade do serviço prestado ao nível do turismo e hotelaria e enquanto uma importante opção de formação e empregabilidade para os jovens e, assim, combater o desemprego”, frisou.

É nesse sentido que Vladmir Ferreira diz estranhar que Ulisses Correia e Silva, enquanto vice-presidente do Movimento para Democracia (MpD) e presidente da Câmara Municipal da Praia, tenha afirmado que esta escola não devia ser feito nesta cidade.

“Nós discordamos totalmente com essa percepção, sendo que esta visita só veio provar que, estando sediada na Cidade da Praia, essa infra-estrutura será uma mais valia para o país e para o emprego jovem”, disse.

Para Ferreira, a área de turismo é considerada “prioritária e estruturante” e os cursos de Recepção, Agências de Viagem, de Cozinha e Hotelaria, entre outros, “são extremamente especializados e darão uma grande capacidade aos jovens”.

Orçada em cerca de 823 mil contos, para a sua construção a EHTCV contou com o apoio da Cooperação Luxemburguesa, no valor de 760 mil contos, sendo o restante assegurado pelo Governo de Cabo Verde.

Para o futuro, a Escola de Hotelaria e Turismo prevê a construção de um edifício residencial para acolhimento de jovens estudantes oriundos de outras ilhas.

Esta instituição de ensino que deverá entrar em funcionamento em Abril deste ano, permite formar 300 alunos, numa primeira fase, e 450, em formação contínua, aperfeiçoamento e especialização.

FONTE: DR Inforpress

domingo, 27 de fevereiro de 2011

NOTA DE IMPRENSA: Visita à Escola de Hotelaria e Turismo da Praia.

A Bancada Municipal do PAICV no Concelho da Praia, ira efectuar, hoje, dia 28, Segunda-Feira, às 10 horas da manha, uma visita, às instalações da nova Escola de Hotelaria e Turismo (em frente da Universidade Jean Peaget).
Esta visita enquadra-se no nosso programa de preparação para próxima Sessão Ordinária da Assembleia Municipal e tem por objectivo inteirar-se do funcionamento desta importante infra-estrutura para melhoria da qualidade do serviço prestado ao nível do turismo e hotelaria e enquanto uma importante opção de formação e empregabilidade para os jovens.
Convidamos a COMUNICAÇÃO SOCIAL a dar cobertura à nossa actividade
Praia, 28 de Fevereiro de 2011

A Direcção da Bancada Municipal
________________________________________
Vladmir Silves Ferreira

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DESTAQUES DA IMPRENSA:Inspecção detecta mega-burla nos terrenos da Praia

Unidade de Inspecção Autárquica (UIAT), do Ministério da Descentralização, “detectou uma mega burla” nos terrenos da cidade da Praia, escreve o jornal A Semana na sua edição de hoje, citando o relatório da UIAT. Segundo aquele semanário, o relatório vai ser encaminhado à Câmara Municipal da Praia para que esta, querendo, exerça o seu direito do contraditório.
A acreditar no relatório ora concluído pelos inspectores da UAIT, vastas extensões de terreno que o Estado detinha na cidade da Praia passaram a ser propriedade de privados por um “esquema de fraude nos registos prediais jamais visto em Cabo Verde”.
“Folhas da Matriz Predial da Nossa Senhora da Graça foram retiradas - quiçá rasgadas e substituídas por outras com o único intuito de adulterar os registos prediais”, escreve o “A Semana”, acrescentando que, deste modo, “terrenos que são do Estado, da Câmara Municipal da Praia e de alguns privados passaram para a posse do português Fernando José Serra Sousa”.

O mesmo jornal escreve ainda que o relatório dos inspectores indicia uma “mega-burla” orquestrada nos anos 90, tempo em que Jacinto Santos era presidente da Câmara Municipal da Praia.

A constatação dos inspectores da UAIT confirma as denúncias que o advogado Felisberto Vieira Lopes vem fazendo desde há algum tempo a esta parte sobre a “máfia dos terrenos” da Praia.

Em diversos artigos publicados nas páginas de jornais nacionais, Vieira Lopes tem se insurgido contra os herdeiros de Fernando Sousa e o seu advogado Arnaldo Silva, acusando-os de serem “responsáveis pela adulteração do livro de registos da Matriz Predial da Freguesia de Nossa Senhora da Graça”.

Os terrenos em causa foram vendidos ao longo desses anos, por avultadas somas, a privados e até ao Estado.
FONTE: ASEMANA

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ANTESTREIA DO DOCUMENTÁRIO “PRAIA CIDADE DE SONHOS”

É hoje (quarta-feira), apresentado em antestreia “A Cidade de Sonhos”, o último documentário do realizador cabo-verdiano Júlio Silvão, no Palacio da Cultura Ildo Lobo, pelas 18Horas.
O documentário de 52 minutos desbrava à cidade da Praia, a capital de nossa terra e pólo de confluência de várias culturas, cruzamento de etnias e, mesmo nessa agitada diversidade de sons e movimento, espaço de solidão e interioridade. Mas, de igual modo, urbe de convivências, de cumplicidades e afectos -traço característico que - pese embora a “modernidade” caótica do seu crescimento - ainda não se perdeu.
Vale a pena ir ver!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DESTAQUES DA IMPRENSA: Moradores de Cobon reclamam de uma estrada que chega à porta das suas casas

Os moradores de Cobon, bairro periférico da cidade da Praia, reclamam do facto da estrada de acesso ao Palmarejo, que está a ser construída pela autarquia da capital do país ir parar à porta de suas casas. É que, segundo dizem, o passeio de menos de meio metro nem dá para abrir a porta totalmente sem se correr o risco de deparar com um carro. Pior ainda para as famílias que têm filhos pequenos. A construção da estrada que dá acesso ao bairro do Palmarejo a partir da Rotunda da Terra Branca, passando pela zona de Cobón, está a ser levada a cabo pela Câmara Municipal da Praia (CMP). Mas, a cerca de 100 metros do fim da via o passeio passa a ter menos de meio metro. Uma situação que está a desagradar os moradores, embora todos reconheçam que a construção dessa via traga muitos benefícios à comunidade.

Fernando Brito, morador daquela rua, saúda a construção da estrada, mas mostra-se preocupado com o perigo de ter um passeio tão pequeno. “Fico feliz com a construção dessa estrada porque antes vivíamos no meio da poeira, e da lama quando chovia. Do início da estrada até a minha rua está tudo bem. O único problema está na nossa rua, onde o passeio quase que deixa de existir, o que é muito perigoso porque a estrada fica mesmo à porta das casas”.

Além desta estrada, a CMP também já fez duas escadas que dão acesso à zona de Tira-Chapéu. Neste momento estão a decorrer obras na referida localidade, com mais uma estrada e escadas.

Estas obras levadas a cabo pela autarquia praiense estão inseridas num programa de urbanismo e embelezamento das zonas periféricas, a maioria delas construídas sem qualquer plano de urbanização.
FONTE: ASEMANA

sábado, 19 de fevereiro de 2011

CONVOCATÓRIA VIII SESSÃO ORDINÁRIA

1. No uso da competência que me é conferida pelo artigo 70º do Estatuto dos Municípios, aprovado pela Lei nº 134/IV/95, com as alterações introduzidas pela Lei nº147/IV/95, datadas, respectivamente, de 03 de Julho e de 07 de Novembro de 1995, convoco para os dias 03 e 04 de Março do corrente ano, a VIII Sessão Ordinária da Assembleia Municipal da Praia do mandato 2008-2012, com a seguinte proposta de ordem de trabalho:


1.1. Relatório de Actividades de 2010;
1.2. Deliberação que autoriza a concessão de publicidade em papeleiras;
1.3. Deliberação que aprova Plano Detalhado do Palmarejo Grande, pertencente à IFH;
1.4. Deliberação que autoriza a constituição de direito de superfície para instalação de uma unidade de depósito e reciclagem de resíduos de construção e demolições.
1.5. Deliberação que autoriza a doação de terrenos ao Governo destinados ao programa “Casa para Todos” na Achada Grande Frente;

2. A Sessão terá lugar no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional, na ASA.

3. A proposta de horário dos trabalhos da Sessão é a seguinte:

 Abertura: 9.00 h
 Pausa para almoço: 12.00 h
 Reinício dos trabalhos: 14.00 h
 Encerramento: 17.00 h

4. O período antes da ordem do dia será destinado primeiramente, para intervenção dos munícipes para submissão ao plenário das suas preocupações, seguida da intervenção dos deputados municipais e dos integrantes da Câmara Municipal.
Praia, 16 de Fevereiro de 2010.

A Presidente
da Mesa da Assembleia Municipal,
_____________________________________
Filomena Maria Frederico Delgado Silva

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

QUEBRA MOLAS GIGANTES NA CAPITAL

Não sei por que razão (deve haver alguma justificação técnica que não é do meu domínio) mas os quebra-molas que a CMP colocou nas estradas de Safende e Achada Grande Frente parecem ser demasiado altas e largas. Tem sido, pelo menos para mim, sempre uma manobra muito delicada passar por cima delas.
Porquê que não está a ser utilizado o mesmo modelo de quebra-molas colocada nas estradas da Praianha e São Filipe?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O REI VAI COMPLETAMENTE NU NO DESFILE DA CARAVANA VENTOINHA

Carlos Veiga reconheceu, em tempo oportuno, a derrota nas últimas eleições. Este acto inédito na nossa jovem democracia foi saudado por diversas personalidades dos mais diversos quadrantes. Porém as coisas ficaram por isso mesmo, apesar da expressiva derrota (só minimizada pelas (dês)vantagens do novo sistema círculo/ilha), Veiga optou por assobiar para lado e continuar a frente da desarticulada caravana ventoinha.
É tradição em Cabo Verde (como em qualquer outro país democrático) que nestas situações o líder e principal responsável ponha o cargo à disposição dos militantes. Aliás o próprio MPD tem seguido esta tradição, Gualberto Rosário em 2001 e Agostinho Lopes em 2006 não resistiram após respectivos desaires eleitorais.
As primeiras vozes críticas dentro do MPD já começaram a surgir na comunicação social chamando a atenção aos demais militantes de que não vale a pena continuar-se com a farsa se todos já viram que o Rei está nu.
Alcindo Amado disse o seguinte:
“Os factos mostram, e Carlos Veiga deve reconhecer, que ele deixou de ser a pessoa ideal para continuar à frente do Movimento para Democracia. Não pretendo de forma alguma por em questão a sua idoneidade política mas, a verdade é que certos anticorpos, associados à facturas políticas por pagar, tendem a eclipsar a sua credibilidade e capacidade de liderança. O MpD precisa de urgentes e profundas mudanças na sua estructura orgânica”.

Miguel Sousa ainda foi mais contundente:
“Por isso, o MpD tem de mudar de líder e de paradigma, se quiser servir o país e essa mudança não vai ser possível com Carlos Veiga na liderança. A sua saída insere-se num quadro de normalidade democrática interna e revela-se vital para o futuro do partido, sendo, por outro lado, questão de dignidade política e de senso comum".

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

JORNAL JÁ SUSPENDE PUBLICAÇÃO


A CAMPANHA ACABOU.
O MESTI MANTI GANHOU.
O JÁ FECHOU.
PORQUE SERA?

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MENSAGEM PARA OS ELEITORES DE SANTIAGO SUL

Dirigimo-nos a todas e a todos com o sentimento de orgulho, de alegria e motivação. Dirigimo-nos às pessoas – a todas, sem excepção – com o claro apelo de estarmos no momento certo para projectarmos Mais Cabo Verde. A cidadania cabo-verdiana venceu, confirmou que Cabo Verde é a vigésima sétima democracia do Mundo. As Cabo-verdianas e os Cabo-verdianos disseram, uma vez mais, ao Mundo o porquê de sermos uma Nação Vencedora. We are the champions, my friends!

A Comissão Política Regional de Santiago Sul saúda e agradece a todos os eleitores desta região pela forma activa, ordeira e pacífica como exerceram o seu direito de voto, no passado dia 6 de Fevereiro, conferindo a maioria dos mandatos ao PAICV e expressando o seu claro apoio à lista encabeçada pelo Dr. José Maria Neves.

Os deputados eleitos pelo Circulo Eleitoral de Santiago Sul tudo farão para confirmar a confiança neles depositada pelos milhares de eleitores da Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago, dando respostas às suas inquietações e buscando soluções aos seus desafios. Esta é uma grande região, a maior do contexto nacional, cujo peso simbólico se iguala ao peso real no sentir das Cabo-verdianos e dos Cabo-verdianos, pelo que temos todos a exacta dimensão e transcendência desta vitória legislativa.

Queremos, com a humildade e a determinação que nos caracterizam, expressar o nosso reconhecimento pela elevada maturidade e sentido da cidadania nestas eleições e exortar a todas e a todos a uma atitude de civismo e de democracia em relação aos nossos adversários de ontem, entretanto parceiros de hoje para, juntos, trabalharmos na agenda de transformação do País e para atingirmos as metas de Mais Cabo Verde.

Doravante, trabalharemos para gerar mais empregos, debelar a pobreza e fomentar a riqueza em Santiago Sul. Queremos mais bem-estar social e mais qualidade de vida. Ousaremos criar a Região Metropolitana de Santiago Sul: melhor aeroporto internacional, porto mais moderno, pólo tecnológico e universitário mais sofisticado, a cidade administrativa, a consolidação da Cidade Velha como Património Mundial e o Estatuto Especial da Cidade da Praia. Em Santiago Sul, queremos ser o modelo do projecto de cidadão educado no espaço equipado e ambieltalmente saudável. Ser competitivos no comércio, no turismo, na prestação de serviços, nas novas tecnologias, em tudo. Estamos motivados, empenhados e resolutos em fazer acontecer Mais Cabo Verde em Santiago Sul!

Como deputados da Nação, cuidaremos sempre dos interesses de Cabo Verde e estaremos sempre atento ao cumprimento dos fundamentais da Plataforma Eleitoral que sufragámos ao eleitorado. Estamos aqui e agora a propor às Cabo-verdianas e aos Cabo-verdianos deste grande região a um pacto de lealdade e de vontade para que, em diálogo permanente, possamos cumprir estes nobres propósitos de Mais Cabo Verde.

Vocês são a nossa razão de estar na política e a nossa emoção de ganharmos Cabo Verde. Valem mais do que ouro. Valem o sonho de Amílcar Cabral.

Viva Santiago Sul!

Viva o PAICV

Viva Dr. Jose Maria Neves

Viva Cabo Verde!

Praia, 8 de Fevereiro de 2011-

Felisberto Vieira- Filu

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DESTAQUES DA IMPRENSA: vitória histórica da humildade e do trabalho

José Maria Neves assumiu, esta noite, “com humildade”, a “vitória histórica” do PAICV nestas eleições legislativas, com tudo a indicar que será por maioria absoluta. Na hora da vitória, JMN felicitou os cabo-verdianos, inclusive os outros partidos políticos, pela sua contribuição para a consolidação da democracia em Cabo Verde. Conforme afirmou após o pronunciamento do lider da oposição, Carlos Veiga, assumindo a derrota, a proposta “Mais Cabo Verde” teve uma “forte adesão dos cabo-verdianos”, daí a expressão dos resultados nas urnas. “Recebemos esta vitória com muita humildade”, disse, prometendo logo a seguir que vai continuar a ser “o primeiro-ministro de todos os cabo-verdianos”.

Neste sentido, JMN prometeu ainda formar um novo governo aberto à sociedade civil, por forma ser também “um governo de todos e para todos”. A fixação de um salário mínimo nacional, o estabelecimento do décimo-terceiro salário em 2012 foram também promessas reiteradas nesta noite da “vitória histórica”.

JMN disse também que várias verdades ficaram provadas nestas eleições, sendo uma delas que os ciclos em Cabo Verde eram de 10 anos. “Era uma invenção”, observou, passando logo a seguir para a questão das sondagens. “As nossas sondagens confirmaram-se”, anotou.

Mais importante, segundo JMN, o povo de Cabo Verde provou uma vez mais que é possível fazer politica de forma diferente, cabendo-lhe continuar a governar o país com o ensinamento de Amílcar Cabral: “Governar com decência, honestidade e patriotismo”.

Hoje, 7 de Fevereiro, nasce um novo dia neste nosso Cabo Verde. Pela primeira vez nos últimos 10 anos, vencedores e derrotados de uma disputa eleitoral assumem, serenamente, os resultados porque a vontade do povo tem de ser respeitada.
FONTE: ASEMANA

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MOMENTO DE HUMOR II

Acabo de ler no sítio da inforpress que o Presidente da Câmara Municipal da Praia disse o seguinte num comício em Santa Maria: “NÃO SE JUSTIFICA UMA ESCOLA DE TURISMO NA PRAIA EM VEZ DO SAL”.
Bom, prefiro acreditar que o jornalista que escreveu esta peça não entendeu bem as palavras do nosso presidente!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

BETÃO vs COMIDA

O Jornal de Campanha da TCV dá mesmo para tudo!
Ontem vi e ouvi o cabeça de lista do MPD para Santiago Norte num comício em Santa Cruz a reclamar do facto daquele concelho ainda não ter uma estrada ASFALTADA (portanto de BETÃO) que o liga a... Praia e Calheta.
Ele não deu conta que foi lançada a 1ª pedra para a construção desta estrada há cerca de 2/3 meses.
Será que estamos a falar de dirigentes do mesmo partido que nos últimos tempos tem defendido que os recursos arrecadados dos impostos, do MCA e das outras cooperações internacionais devem servir em primeiro lugar para dar de comer às pessoas? Será que estamos a falar do mesmo partido que tem defendido que BETÃO não se come?
Pois, é este mesmo partido que se diz diferente dos outros porque valoriza o Homem em primeiro lugar. Bom, eu não conheço nenhum partido que tenha os CAVALOS no centro das prioridades!

Um dirigente do MPD a reclamar MAIS BETÃO! Xuxadera propi!! Os ventoinhas são mesmo um partido TUTTI FRUTI

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DESTAQUES DA IMPRENSA:Neves recebido em grande no aeroporto de São Filipe

Milhares de pessoas deslocaram-se, esta tarde de segunda-feira, 31, ao aeroporto de São Filipe, para recepcionar o líder do PAICV, que se encontra em campanha na ilha do Fogo. José Maria Neves preside esta tarde a um comício festa em Cova Figueira, em Santa Catarina. José Maria Neves teve uma recepção calorosa em S.Filipe, com beijos, abraços, apertos de mão, gritos, saltos, enfim, tudo serviu de apoio ao partido da independência na ilha do Fogo. Cerca de 300 viaturas e 3000 a 3500 pessoas participaram na recepção que deixou o líder “strela negra” encantado. Segundo um activista do PAICV, só não apareceu mais gente porque a hora era de trabalho.

Após a recepção no aeroporto, JMN seus apoiantes percorreram as principais artérias da cidade de São Filipe ao som do grito “é Nevis Ki du Kre”, rumando depois para Mosteiros e Santa Catarina, onde, neste último concelho preside a um comício. À noite tem agendado um outro comício no largo da “Vitória, em São Filipe”.

Esta recepção acontece dois dias depois de Carlos Veiga, lider do MpD, ter sido também ele recebido em festa pelos seus apoiantes no Fogo. Em termos comparativos, esta recepção de JMN superou, contudo, largamente, a do seu rival, para gáudio dos tambarinas que, deste modo, quiseram mostrar quem "manda" no Fogo, não fosse este um velho bastião do PAICV.
FONTE: ASEMANA