sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DESTAQUES DA IMPRENSA:Inspecção detecta mega-burla nos terrenos da Praia

Unidade de Inspecção Autárquica (UIAT), do Ministério da Descentralização, “detectou uma mega burla” nos terrenos da cidade da Praia, escreve o jornal A Semana na sua edição de hoje, citando o relatório da UIAT. Segundo aquele semanário, o relatório vai ser encaminhado à Câmara Municipal da Praia para que esta, querendo, exerça o seu direito do contraditório.
A acreditar no relatório ora concluído pelos inspectores da UAIT, vastas extensões de terreno que o Estado detinha na cidade da Praia passaram a ser propriedade de privados por um “esquema de fraude nos registos prediais jamais visto em Cabo Verde”.
“Folhas da Matriz Predial da Nossa Senhora da Graça foram retiradas - quiçá rasgadas e substituídas por outras com o único intuito de adulterar os registos prediais”, escreve o “A Semana”, acrescentando que, deste modo, “terrenos que são do Estado, da Câmara Municipal da Praia e de alguns privados passaram para a posse do português Fernando José Serra Sousa”.

O mesmo jornal escreve ainda que o relatório dos inspectores indicia uma “mega-burla” orquestrada nos anos 90, tempo em que Jacinto Santos era presidente da Câmara Municipal da Praia.

A constatação dos inspectores da UAIT confirma as denúncias que o advogado Felisberto Vieira Lopes vem fazendo desde há algum tempo a esta parte sobre a “máfia dos terrenos” da Praia.

Em diversos artigos publicados nas páginas de jornais nacionais, Vieira Lopes tem se insurgido contra os herdeiros de Fernando Sousa e o seu advogado Arnaldo Silva, acusando-os de serem “responsáveis pela adulteração do livro de registos da Matriz Predial da Freguesia de Nossa Senhora da Graça”.

Os terrenos em causa foram vendidos ao longo desses anos, por avultadas somas, a privados e até ao Estado.
FONTE: ASEMANA

1 comentário:

  1. Cabo Verde, terra de gente séria como se poderá digerir esta mudança?????
    Que pena "a mudança" do caracter das pessoas para tão pior......que Deus acuda a essa santa terrinha

    ResponderEliminar