terça-feira, 24 de novembro de 2009

BREVE HISTORIAL SOBRE A ZONA EUGÉNIO LIMA - SITUAÇÃO ACTUAL

Nos finais da decáda de oitenta, Eugénio Lima começou a receber as primeiras infras-estruturas, no ãmbito do Projecto PROMEBAD, quais sejam, estrada principal, electrificação, praça, escolas, mercado, (que durante os anos 90 serviu de depósito de lixo local para jogos de azar e refúgios dos tóxicodependentes), e outras infraestruturas.

Durante os anos noventa Eugénio Lima não conheceu nenhuma obra de infra estruturação. Porém, de 1990 a 2001, ou seja, durante a governação ventoinha Eugénio Lima ficou estagnada. A partir de 2001 a infraestruturação recomeçou com a governação do PAICV concomitantemente na câmara e no PAIS. Novos projectos iniciaram, nomeadamente calcetamento das ruas (que infelizmente não chegou a ser finalizado) e o grande projecto inovador que é a ligação da água domiciliária maioritariamente sem custos para as famílias. Nota-se que na segunda metade da década de noventa foi instalada uma conduta de água que atravessava a zona de Norte - Sul sem que a população tivesse algum proveito.
Está claro que Eugénio Lima só tem a sorte com o governo do PAICV é preciso que a população saiba disso ou é preciso fazer com que os moradores se recordem disso. O PAICV não deve nem devia perder nenhuma eleição aqui quer seja ela autárquica ou legislativa, mas os eleitos municipais e nacionais pelo circulo e os representantes locais do PAICV devem estar mais próximas dos moradores para ouvir as suas preocupações e quiçá para fazer o balanço das realizações do PAICV nesta localidade.

Eugénio Lima só tem sorte com o Governação do PAICV e isso é “Genético” ou seja tem a ver talvez com a ideologia ou quiçá com o grau de sensibilidade deste partido. Mas é necessário que o PAICV esclareça muitos moradores de pouca memória.

Porém, há várias áreas que precisam de intervenção quais sejam:

A Juventude – existe muita delinquência que pode ser mitigada com a criação de associações e educação.

A Família - As famílias são muito pobres e de baixo nível de escolarização.

O Ambiente - Muitos moradores, sobretudo os que chegaram nos últimos anos não dispõem de casa de banho e fazem as suas necessidades fisiológicas nos pardieiros perto das casas dos outros moradores, com consequências graves para o ambiente, cheiro nauseabundo sobretudo no período das chuvas e aparecimento dos mosquitos principalmente nos pardieiros abandonados que possuem fossas sépticas com água durante o ano. Estes problemas já foram comunicados à Delegacia de Saúde e à Câmara Municipal, no passado mês de Julho, através abaixo-assinado dos moradores, antes da estação das chuvas, e muito antes do aparecimento da Dengue.

Se fosse feita a intervenção não teria havido tantos casos da dengue em média três por em casa (atrás do primeiro pólo do EBI). Isso quer dizer que alguns moradores estão mais sensibilizados que algumas pessoas com responsabilidades no domínio do saneamento.

Falta de contentores – Actualmente há falta de contentores nas ruas sendo a culpa da câmara Municipal. Mas é bom dizer que no mandato tambarina muitos contentores foram colocados, mas alguns moradores não quiseram contentores perto das suas casas por causa do mau cheiro provocado pela decomposição de animais mortos ou excrementos humanos e de porcos que outros moradores colocam nos contentores. Desta situação já resultou guerra entre vizinhos e pelo menos um caso de Homicídio. Para evitar esta situação as autoridades devem intervir, através da sensibilização da comunidade no domínio da Educação Ambiental e Educação para a Saúde envolvendo as Associações, as Igrejas, e ONGs. Se necessário, deve ser aplicado o Código de Conduta Municipal.

Extensão da Rede Eléctrica evitando roubo de energia com consequências desagradáveis para o estado e a integridade física das pessoas.

Abertura da via alternativa, ou Eixo- Rodoviária Eugénio Lima – Terra Branca. E pavimentação da via alternativa Eugénio Lima-Achadinha que constituem, ao meu ver, outras prioridades.

Vantagens
Maior mobilidade dos funcionários, alunos, trabalhadores e de pessoas em geral
Maior desencravamento da Localidade
Descongestionamento do transito na Avenida Cidade de Lisboa e da via Bairro-Eugénio Lima
Satisfação das populações
Baixo custo

Esses assuntos devem ser pensadas e a serem realizadas por PAICV a através de uma proposta apresentada por este partido o fruto vai ser certamente colhido, mas volto a dizer que é preciso presença com mais frequência do partido nesta localidade que é uma das zonas mais populosa e mais pobre da cidade da Praia.

Esta exposição é resultado de um conjunto de reflexões que tenho vindo a fazer ao longo de vários anos e uma forma de participar, embora de forma modesta no desenvolvimento desta localidade que me viu crescer deste da tenra idade.


Com os melhores cumprimentos


Emílio Mendes Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário