quarta-feira, 25 de novembro de 2009

POR UMA VERDADEIRA POLÍTICA CULTURAL PARA A CIDADE DA PRAIA: PERGUNTAS QUE FICARAM SEM RESPOSTA.

Os deputados municipais são eleitos pelo povo para, de entre outras funções, fiscalizarem as acções da autarquia, avaliar o seu desempenho e apresentar propostas alternativas que podem ser absorvidas pela equipa camarária com vista a um melhor desempenho e a uma saudável interacção entre o órgão executivo e o órgão fiscalizador.
Foi com este espírito que analisamos pormenorizadamente as proposta incluídas no programa de governação para o Município da Praia para a área cultural, fizemos um balanço entre o programado e o já realizado e avançamos com um conjunto de novas propostas com vista a melhorar tal programa.
Porém o essencial das propostas e questionamentos por nós avançados ainda não foram esclarecidos. A câmara optou pelo caminho dos ataques pessoais que não acrescentam nem esclarecem nada. As questões que os munícipes em geral e os agentes culturais em particular gostariam de ver respondidas ainda continuam sem resposta.
Criação do Museu Municipal
Somos de opinião que o modelo de Museu Municipal apresentado no programa da Câmara é antiquado e ultrapassado e propomos a construção de raiz de um verdadeiro Museu da Cidade que possa ser, do ponto de vista arquitectónico, um dos ex-líbris da Capital e que seja o orgulho de todos os praienses. Propomos a criação de um Museu de Arte Contemporânea de forma a dinamizar a produção cultural local, e que seja um espaço que possa receber espectáculos e exposições itinerantes através de convénios e protocolos com museus municipais e artistas de outros países. Acima de tudo gostaríamos que fosse um verdadeiro espaço de projecção dos artistas plásticos da nossa cidade. Estas propostas são válidas ou não?

Quando faltam dois anos e meio para o fim do mandato ainda não ouvimos nenhum pronunciamento público da câmara sobre o futuro Museu Municipal. Tal promessa lamentavelmente não entrou nos planos de actividade da CMP para os anos 2009 e 2010.
Para quando será anunciado a elaboração do projecto arquitectónico e a possível localização? São estas respostas que gostaríamos de ouvir!

Bienal de artes e feira de artesanato da Rota da escravatura
A institucionalização de uma bienal de artes e artesanato seria importante para a Cidade da Praia. Mas pensamos que não se justifica limita-lo apenas à aspectos culturais ligados à rota da Escravatura. Pode-se definir o tema principal para cada edição em função da pertinência do mesmo e do contexto da própria época que tal venha a acontecer. Sobre a bienal de artes também ainda nada saiu do papel, tudo se encontra no campo das intenções. Porquê?
Bienal de dança
Já foi anunciado publicamente na comunicação social o programa para a realização da primeira bienal de Dança para este mês em parceria com grupos do Estado do Ceará, Brasil. Mas já estamos na última semana de Novembro e nunca mais ouvimos falar do assunto. Porquê?
Reformatação do festival do Dia do Município
Em relação ao festival da Gamboa agradecemos os esclarecimentos recebidos mas ainda ficou-se por esclarecer que critério foi utilizado na escolha da empresa que organizou o evento? E porquê que a Empresa Municipal Praianima, criado há já algum tempo, ainda não saiu do papel?

Estamos disponíveis para debater questões sérias e estruturantes para o futuro da CIDADE QUE NOS UNE, sem ofensas pessoais, sem avaliações (subjectivas) de carácter, tendo sempre em vista a elevação do discurso político e esperamos o mesmo da parte de todos os vereadores e demais responsáveis camarários.

Vladmir Silves Ferreira
Líder da Bancada Municipal do PAICV –Praia
http://www.bancadapaipraia.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário