segunda-feira, 12 de abril de 2010

52% DOS PRAIENSES NÃO CONSIDERA ULISSES MELHOR DO QUE FILÚ

A edição nº 924 do Jornal Asemana do passado dia 12 de Março do corrente ano trouxe extractos de uma sondagem de opinião sobre o desempenho do autarca da Praia nos primeiros 18 meses de mandato.
Todos nós sabemos que as sondagens (ou estudos) de opinião são como as fotografias, pois apenas representam o estado de espírito dos inquiridos naquele preciso momento. O valor das sondagens reside no facto de nos fornecer pistas e indicadores (a meio percurso) que nos permitem tirar ilações sobre a “verdadeira” percepção do eleitorado, sobre o desempenho dos poderes públicos dando assim a oportunidade a estes de ajustarem os seus planos, programas e acções em função das expectativas do povo que os elegeu.
As sondagens oferecem-nos uma bateria de informações cujo cruzamento entre si pode gerar variados resultados e consequentemente, também várias interpretações possíveis.
Não temos a pretensão e a arrogância de assumirmos como os “portadores da verdade absoluta” e nem que a nossa leitura e interpretação dos (poucos) dados disponíveis seja a única possível. Apenas é nossa intenção alertar o Senhor Presidente da Câmara e os munícipes em geral para o facto de que OUTRAS LEITURAS ou interpretações e outras ilações alternativas podem ser tiradas dos dados apresentados na comunicação social sendo todas igualmente tão legítimas quanto a interpretação “oficial” da edilidade.
A peça jornalística começa por avançar que em termos globais, 48% dos praienses considera que o actual edil da Praia é melhor do que o anterior mas infelizmente não avançaram quaisquer informações sobre a opinião dos restantes 52% dos praienses. Perante tal cenário é também totalmente legitimo concluirmos que 52% DOS PRAIENSES NÃO CONSIDERA ULISSES MELHOR DO QUE FILÚ.
Se analisarmos os dados apresentados com todo o cuidado podemos confirmar que o nosso autarca apresenta resultados pouco animadores (para quem se encontra a meio do primeiro mandato) nos itens COMPETÊNCIA, HONESTIDADE E SIMPATIA quando comparado com o anterior autarca da Capital.
Quando a mesma peça afirma que o desempenho individual do nosso Presidente da Câmara é considerada positiva por 75% dos entrevistados, não podemos deixar de ter em conta que 43% (desses 75%) são de opinião que o desempenho de Correia Silva é apenas RAZOAVEL. Portanto é também legitimo interpretar a partir dos dados disponíveis (partindo do principio que RAZOÁVEL nunca foi sinónimo de BOM ou MUITO BOM) que 68% dos entrevistados consideram o desempenho do Presidente como não sendo positivo contra apenas 32% que realmente afirmam ter uma percepção positiva ou muito positiva. Esta percentagem é ainda mais baixa (apesar de não vir devidamente descriminado na peça) entre os entrevistados com melhores níveis de escolaridade e logicamente com maior capacidade de análise.
Ainda este estudo volta a por a nu algumas das fragilidades da CMP que a nossa bancada tem apontado ao longo dos últimos tempos, nomeadamente a falta de carisma, de competência e de visibilidade de alguns vereadores; má organização dos pelouros, com algumas áreas complementares como a juventude, desporto, educação e cultura espalhadas por vários vereadores; total ausência de obras de infra-estruturação (construção de placas desportiva, calcetamentos, habitações e equipamentos sociais, saneamento, etc.) com vista à melhoria da qualidade de vida nos bairros da nossa cidade, etc.
Para concluir ficam aqui registadas algumas perguntas cujas respostas poderão ajudar na interpretação dos dados apresentados:
Porquê que esta sondagem só foi publicada agora quando a mesma foi realizada em Dezembro do ano passado?
Quem encomendou, financiou e promoveu a publicação de tal estudo?

VLADMIR SILVES FERREIRA
LIDER DA BANCADA MUNICIPAL DO PAICV-PRAIA
www.bancadapaipraia.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário