quinta-feira, 18 de março de 2010

DESILUSÃO, FRUSTRAÇÃO E DESENCANTO SÃO OS SENTIMENTOS PRESENTES NO ESPÍRITO DA MAIORIA DOS MUNÍCIPES

Exma. Sra. Presidente da AMP
Exmo. Sr. Presidente da CMP
Caros vereadores
Caros Colegas Deputados
Caros Municipes
Quando estamos há poucos dias de completar dois anos de mandato da equipa da SOLUÇÃO a desilusão, a frustração e o desencanto são os sentimentos presentes no espírito da maioria dos munícipes que em 2008 confiaram e acreditaram que Ulisses Correia e Silva era realmente a solução para os problemas da Cidade Capital de Cabo Verde.

Porém, neste lapso de tempo o que se vê é uma câmara sem rumo, sem regras, sem perspectivas, sem visão de longo prazo e com uma equipa que não passa de um manto de retalhos em que os vereadores e a bancada que o suporta têm funcionado sempre na lógica de “Cada um si, Deus por todos” e a Praia tem ficado em último lugar.

A título de exemplo podemos apontar o desempenho da nossa autarquia na campanha de luta contra a dengue, no problemático passado mês de Novembro, em que cada vereador que aparecia na comunicação social ia sacudindo a água do seu capote passando a responsabilidade para o vereador que se encontrava mais próximo. Foi assim que um dia aparecia o vereador do Saneamento, noutro dia era a vez do responsável pela protecção civil que a seguir passava a responsabilidade para o titular da área da educação.

Com tudo isto quem tem perdido são os munícipes e todos aqueles que querem saber o quê que foi feito com as ajudas recebidas das instituições internacionais, de algumas representações diplomáticas e os 20 mil contos adquiridos nos bancos a título de empréstimo.

Aproveitamos a ocasião para lançarmos um apelo a CMP no sentido de não se repetir os erros cometidos no ano passado com a falta de um plano para a época das chuvas. As valas situadas ao lado do palácio do governo são o exemplo maior da inoperância e do descaso camarário nesta matéria, pois por este andar, certamente, vão continuar no estado em que estão até as próximas chuvas.

Senhor Presidente,

É impressionante e assustador constatar que durante estes quase dois anos de mandato nenhuma obra de vulto com vista à melhoria da qualidade de vida dos munícipes foi realizada. O tão prometido e publicitado passeio pedonal na ribeira de Vila Nova até o Paiol passando por Lém Cachorro não passou de um grande “bluff”, para não falarmos da requalificação do mercado do Plateau, do novo quartel dos bombeiros, do novo cemitério, do palácio da assembleia municipal, do terminal rodoviário, da construção do museu municipal, etc.

Do ponto de vista laboral nunca a nossa autarquia esteve tão mal. Denúncias de abuso de puder, perseguição, descriminação e violação dos direitos dos trabalhadores têm vindo diariamente à tona através dos sindicatos e da comunicação social. A título de exemplo podemos apontar os bombeiros, o SEPAMP, os serviços de fiscalização e, mais recentemente, a ADA. Em relação a ADA temos que dizer ao senhor presente que registamos com muita preocupação a postura da senhora administradora perante as reivindicações dos trabalhadores e, sobretudo, a forma pouco elegante, no nosso entender, em que a mesma se comportou perante a comunicação social. Tais situações não dignificam em nada a nossa autarquia.

Ao nível do saneamento, se é verdade que na fase inicial do mandato houve algum esforço por parte da câmara CMP no sentido de procurar melhorar o sistema de recolha de lixo e de limpeza das encostas também não é menos verdade de que, passado o estado de graça, a situação vai de mal a pior com o sistema de recolha de recolha de lixo, principalmente aos fins-de-semana.

Senhor presidente

Para concluir, não podíamos deixar de expressar aqui a nossa preocupação perante os factos relatados numa das últimas edições do Jornal “A Nação.

Infelizmente já não há como esconder o clima de crispação crescente no interior da Câmara. A relação entre o Vereador Óscar Santos e o Secretário da Mesa da Assembleia Municipal é revelador da fraca capacidade de liderança e de gestão de conflitos por parte de Vossa Excelência. A postura arrogante e prepotente do Senhor Vereador Óscar Santos pode levar esta Câmara ao descalabro se o senhor Presidente não tomar medidas.

A Bancada do PAICV, tendo em conta os factos já apurados, expressa aqui a sua solidariedade ao Senhor Secretario da Mesa da Assembleia Municipal, pois o mesmo tem sido alvo de perseguição e tentativa de humilhação por parte do Vereador Óscar Santos, com a conivência do Senhor Presidente da Câmara.

Obrigado pela vossa atenção.

Vladmir Silves Ferreira

DISCURSO PROFERIDO PELO LÍDER DA BANCADA MUNICIPAL DO PAICV-PRAIA NA VI SESSÃO ORDINÁRIA DA AMP.

Sem comentários:

Enviar um comentário