quarta-feira, 4 de agosto de 2010

UNIVERSIDADE DE VERÃO DO PAICV DISCUTE AGENDA DO FUTURO

A VI Edição da Universidade de Verão do PAICV decorreu, nos dias 31 de Julho e 01 de Agosto, em São Jorge dos Órgãos, sob o signo “Capacitar para os Novos Tempos”.

A Universidade tem sido um espaço de debates, de criação de ideias, de inovação política, uma escola de cidadania, uma expressão da liberdade e do pluralismo que consubstanciam a democracia que se vive no seio do PAICV.

A Universidade discutiu a Agenda do Futuro, considerando as grandes mudanças que se têm verificado no país. Cabo Verde hoje é país de rendimento médio, parceira especial da União Europeia, membro activo da CEDEAO e da CPLP, parceira útil e prestigiada da comunidade internacional na construção da paz, na densificação das liberdades e na cooperação para o desenvolvimento.

De improvável, Cabo Verde é, hoje, um país possível, com ambição e confiança no futuro. Um país que cresceu muito, mais moderno, mais competitivo, mais justo. Mas com grandes desafios pela frente.

As cabo-verdianas e os cabo-verdianos estão de parabéns pelo percurso realizado.

Quanto aos desafios, o PAICV considera que tem as ideias, as propostas e as energias para enfrentá-los com muito sucesso. Cabo Verde merece continuar este extraordinário e fantástico processo de transformação.

Assim, a Universidade considera que é fundamental reforçar, ainda mais, a descentralização, com a institucionalização das regiões administrativas, atribuindo mais poderes, mais capacidades, mais competências e mais recursos às ilhas, e criando novas dinâmicas de crescimento económico, mais empregos e mais rendimentos para as pessoas, e das autarquias infra-municipais, colocando o poder mais perto das pessoas e garantindo mais participação e mais controlo por parte dos cidadãos e da sociedade civil.

Os cabo-verdianos partilham uma visão de desenvolvimento e a estratégia de transformação de Cabo Verde num centro global de prestação de serviços nos domínios do turismo, dos transportes aéreos e marítimos, das finanças e da banca, da cultura, das tecnologias informacionais, do mar, que está em curso e numa fase crucial.

A modernização das infra-estruturas, o desenvolvimento do capital humano, a reforma do Estado e a densificação do sector privado tornam o país muito mais competitivo, mais moderno, mais justo, abrindo claramente as avenidas do futuro. A promoção do empreendedorismo e o empoderamento das pessoas e da sociedade civil devem continuar a ser linhas importantes de actuação, adentro da estratégia de descentralização do poder.

Ainda não resolvemos todos os nossos problemas, mas estamos no bom caminho. Se continuarmos juntos construiremos o Cabo Verde dos nossos sonhos: moderno, competitivo, com pleno emprego, sem pobreza, com oportunidades para todos.

A Universidade considerou fundamental a continuação dos fortes investimentos na modernização da agricultura e da pecuária, na indústria agro-alimentar, nas energias renováveis, nas indústrias culturais, nas tecnologias informacionais, no desenvolvimento empresarial e no acesso ao crédito, apoiando fortemente e em particular as iniciativas dos jovens e das mulheres, para gerar mais empregos e mais rendimentos para as famílias.

Para o PAICV, os ganhos já obtidos no ensino superior, na educação e na formação profissional devem ser agora consolidados com o desenvolvimento do ensino superior à distância, para chegar a todas as ilhas, a criação de um sistema nacional de bolsas de estudo, sobretudo para as camadas mais carenciadas, com novos mecanismos de financiamento do ensino superior e da formação profissional, com forte aposta na qualidade e na excelência.

A Universidade considera que o PAICV deve continuar a ser a força propulsionadora da transformação de Cabo Verde, mobilizando todas as capacidades e competências, promovendo o diálogo social e governando com os olhos postos no bem comum.

Queremos construir uma nação global, sem limites e sem fronteiras, um Cabo Verde de todas as ilhas e de todas as diásporas.

Sem comentários:

Enviar um comentário