quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

DESTAQUES DA IMPRENSA:PAICV afirma que CMP passa por momento de “ingovernabilidade”

A Bancada Municipal do PAICV, na Praia, chamou hoje a imprensa para denunciar que a Câmara Municipal da Praia (CMP) "está a atravessar um momento de ingovernabilidade".

De acordo com Vladmir Silves, líder da bancada municipal do PAICV, o facto de CMP ainda não ter marcado a sessão ordinária, com vista à aprovação do plano de actividades e do orçamento para 2011, mostra o desgoverno.

"O atraso na elaboração e preparação desses elementos tem a ver com o facto de a Câmara estar a passar por um conjunto de problemas internos, nomeadamente desunião e conflitos entre os vereadores, bem como a preocupação com as campanhas que se avizinham", afirma.

Silves considera ainda, que "fica assim claro que a CMP passa por um momento de alguma ingovernabilidade, em que não se sabe bem quem responde por que pelouro". Informa ainda que a maior parte dos concelhos do país já aprovaram os respectivos orçamentos e planos de actividade para o ano 2011.

O líder da bancada do PAICV assegura que a lei das finanças estabelece que a proposta deve ser apresentada e submetida à Assembleia Municipal até Setembro. Daí que Silves adianta, que no caso de a CMP não apresentar o plano de actividades e orçamento para 2011 até Janeiro, a sua bancada irá solicitar uma auditoria do Ministério das Finanças.

Ainda, a bancada do PAICV mostrou-se preocupada com o "aumento galopante" do nível de endividamento da CMP.

"A divida da CMP cresceu nos últimos dois anos cerca de 60 por cento, passando de 400 mil contos para perto de um milhão de contos em apenas dois anos, sem que se nenhuma obra de vulto seja vista", garante.

Vladmir Silves falou ainda do posicionamento da sua bancada em relação à proposta de Estatuto Administrativo Especial para a Praia, a ser apreciada e aprovada na última sessão da Assembleia Nacional desta legislatura.

"Ulisses Correia e Silva, enquanto presidente da CMP, apoia esta iniciativa e enquanto vice-presidente do MPD não apoia este projecto, e tudo indica que a bancada do MpD vai chumbar essa proposta", assegura, considerando que há ambiguidade do MpD e de Ulisses Correia e Silva nesta matéria, que preocupa a bancada municipal do PAICV.

FONTE: EXPRESSO DAS ILHAS

Sem comentários:

Enviar um comentário