quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

QUE FUTURO PARA O CARNAVAL DA CAPITAL?

Nos últimos cinco anos o Carnaval da Cidade da Praia tem melhorado de qualidade de ano para ano. Os grupos oficiais, com muito esforço e poucos recursos, têm feito um trabalho notável para, com brilho e dignidade, brindarem os praienses com o melhor que podem e sabem fazer.
Temos que também reconhecer todo o trabalho que tem sido realizado pelos jardins infantis e Escolas do Ensino Básico que muitas vezes nos tem presenteado com trabalhos de fazer inveja a muitos grupos oficiais. Cada vez mais se vai acumulando mais experiencia e competência e isto tem-se reflectido positivamente na melhoria da qualidade do Carnaval da Capital.
A atribuição de prémios aos melhores grupos das Escolas do Ensino Básico, pode vir a trazer mais qualidade, mais competição nestes níveis e animará um pouco mais o dia de desfiles oficiais.
A verba disponibilizada pela Câmara Municipal da Praia para o Carnaval 2010 (3 mil e 500 contos) é PURA E SIMPLESMENTE metade da verba (7 mil contos) que a sua congénere de São Vicente vai por à disposição dos grupos locais.
Para este ano tudo indica que vamos ter menos grupos oficiais nas ruas. Tal facto, supostamente, deveria permitir que a Câmara Municipal disponibilizasse mais recursos para os poucos grupos disponíveis e que assim teriam mais e melhores condições para apresentarem um trabalho melhor elaborado em comparação com o ano passado. Infelizmente tal não aconteceu na proporção e na medida desejável.
As autoridades municipais devem analisar com profundidade os motivos que estão na base da não participação do Bloco Afro-Abel Djassi e das Estrelas de São Filipe e tirar as devidas ilações.
Por tudo que tem sido feito nos últimos anos pensamos que já é tempo das autoridades municipais (em conjunto com o Ministério da Cultura, os grupos de carnaval, as empresas privadas, os operadores turísticos, etc.) repensarem o Carnaval da Capital e traçar metas claras para os próximos tempos. Faz todo o sentido a realização de um “FORUM PENSAR O CARNAVAL DA PRAIA” com a participação de todos os intervenientes (directos e indirectos) nessa importante manifestação cultural.
É preciso decidirmos se queremos realmente ter um CARNAVAL DE REFERÊNCIA ao nível do país ou se vamos continuar apenas e tão-somente a cumprir calendário.
Da parte dos grupos será preciso um trabalho cada vez mais sério, maior rigor na prestação de contas, mais envolvimento na mobilização de figurantes, mais horas de ensaios, mais e melhor fundamentação teórico, científico e pedagógico de suporte para a escolha dos temas, mais aprimoramento nos acabamentos e outros pormenores dos carros alegóricos e ornamentação dos figurantes, mais disciplina no cumprimento dos horários de entrada na avenida, etc.
Da parte da população esperamos mais envolvimento, mais apoio aos grupos que representam as suas zonas, muito civismo e sobretudo muita folia na Avenida Cidade Lisboa.

VLADMIR SILVES FERREIRA

Deputado Municipal e Dirigente do Grupo Sem Vergonha de Achada Grande

Sem comentários:

Enviar um comentário